O acordeão de João Frade, o timbre de Sara Afonso, que se estreia no formato de grande concerto, e as vozes enérgicas das algarvias Moçoilas e de Ana Bacalhau juntam-se em palco para um espetáculo inédito que propõe uma viagem pelos sons do mundo no arranque da 3.ª edição do «365 Algarve», 4 de outubro, às 21h15, no jardim Manuel Bívar, em Faro.
Pela primeira vez na sua história, o programa cultural começa com um evento criado de propósito para o dia de abertura, cumprindo assim o objetivo de promover a criação artística no Algarve e de dar a conhecer novos nomes para lá das fronteiras da região, avança a organização.
João Frade, acordeonista português com dezenas de concursos ganhos e atuações em diversos festivais internacionais de world music, assume a direção musical do espetáculo que dará a conhecer ao grande público a jovem cantora algarvia Sara Afonso, que aos 16 anos integrou o elenco de «Música no Coração», sob a direção de Filipe La Feria.
Em palco, estarão ainda as Moçoilas, conhecido trio que nos últimos anos tem divulgado o canto e a tradição oral do Algarve, reinventando modas antigas e interpretando-as numa nova energia, e Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda que lançou este ano o primeiro álbum a solo, intitulado «Nome Próprio».
A ideia de desafiar o público a viajar pelo mundo através da música e das artes inspira este concerto – que terá como anfitrião o apresentador de televisão, ator e humorista Rui Unas –, mas estende-se também ao resto da programação, até maio de 2019.
O «365 Algarve» é uma iniciativa cultural das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, financiada pelo Turismo de Portugal e operacionalizada pela Região de Turismo do Algarve e pela Associação Turismo do Algarve.
A terceira edição decorre de outubro de 2018 a maio de 2019, com eventos em todo o território algarvio.