Com início no dia 14 de julho e término no dia 24 de agosto, a Zona Ribeirinha de Portimão – Avenida Guanaré, junto ao Posto de Combustível da Repsol, celebra a poesia e literatura, numa festa que é feita de livros, escritores e leitores.
O evento, organizado pela Livraria e Papelaria Elifalma em conjunto com a Câmara de Portimão, abre portas entre as 19h00 e as 00h00 e propõe para a primeira quinzena um foco na poesia com a presença de vários poetas da obra “Palavras de Liberdade” - Colectânea de Poetas de Portimão, lançada no mês de abril no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão no âmbito das Comemorações do 25 de Abril.
Uma obra constituída por 25 autores, sendo 12 poetas e 13 poetisas, entre eles, Glória Marreiros, António da Silva Marreiros, Sérgio Brito, José Garrancho e muitos outros. Destes, alguns nasceram no concelho de Portimão e outros adotaram Portimão como a sua cidade do coração.
Durante o mês de agosto, a Feira do Livro será dedicada à literatura com a presença de escritores com espírito empreendedor que lançaram recentemente as suas obras e que têm alcançado um sucesso notável.
Segundo a edilidade, no certame vão estar escritores como Alberto S. Santos com a obra "A Arte de Caçar Destinos", Sandra Barão Nobre com a obra “Uma Volta ao Mundo com Leitores”, Janine Medeira com o livro “Ser Feliz Não é Caro - O Livro da Grande Poupança”, Manuel Neto dos Santos, José Manuel Figueiredo Santos com a obra “Património e Turismo” – O Poder da Narrativa, Nuno Campos Inácio com o livro “História do Condado de Vila Nova de Portimão”, João Vasconcelos, entre muitos outros escritores. O programa da sessão de autógrafos com os escritores será diário e será divulgado brevemente em www.vivaportimao.pt
Destinada a todos os tipos de público, a Feira do Livro de Portimão contempla ainda um vasto lote de obras de ficção científica, policiais, romances históricos, literatura infantojuvenil e livros técnicos das mais diversas áreas do saber.
Refira-se que a Feira do Livro de Portimão atrai todos os anos milhares de visitantes, tendo recebido em 2016 perto de 49 mil visitantes, os quais adquiriam cerca de 25 mil exemplares, números que reforçam a posição deste evento como o terceiro maior do país no seu género, logo a seguir a Lisboa e ao Porto.