Política

Teresa Caeiro questiona tutela sobre posto "centenário" da GNR de Aljezur

A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, eleita pelo círculo de Faro, questionou a tutela sobre o posto territorial da GNR de Aljezur.

PUB
 
Na pergunta, também subscrita pelos deputados Nuno Magalhães, Telmo Correia, Vânia Dias da Silva, Patrícia Fonseca e João Rebelo, Teresa Caeiro frisa que o edifício onde funciona o posto territorial da GNR de Aljezur, propriedade do município correspondente, tem mais de 100 anos e não tem condições de funcionamento, dado que chove lá dentro, não existe um espaço condigno para receber quem apresenta queixa, a casa de banho fica no quintal e a cela não tem condições para receber detidos.
 
Em razão destas circunstâncias, os militares do posto territorial da GNR de Aljezur dormem numa antiga escola, instalação que lhes foi cedida pela autarquia de Aljezur.
 
Em 2008, e depois de várias insistências e apelos, inclusive da própria autarquia local, o então Secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, garantiu a prioridade de intervenção no posto territorial de Aljezur, o que nunca se veio a verificar, mesmo tendo a Câmara Municipal de Aljezur assumido o compromisso de ceder um terreno para a construção de um novo posto territorial, compromisso esse reafirmado há menos de um mês, adianta a deputada.
 
Teresa Caeiro, pretende saber se a Ministra da Administração Interna tem conhecimento desta situação e se a mesma foi contemplada no levantamento que fez, a nível nacional, das obras urgentes e indispensáveis designadamente em postos e esquadras da GNR e da PSP.
 
A parlamentar perguntou ainda qual é a decisão do Governo sobre esta matéria relativa à reabilitação do posto existente, ou construção de um novo posto territorial, e se, a haver planeamento feito, quando se prevê o início das obras, e a respetiva conclusão.