Política

Teresa Caeiro solicita ao Governo que apoie a construção da nova Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de VRSA

A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, eleita pelo círculo de Faro, pediu ao ministro da Saúde e ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que apoiem a construção da nova Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António.

PUB
 
Fundada há oito anos, a UCC/SCMVRSA foi uma das primeiras do país e já foi distinguida por boas práticas. A Unidade recebe doentes de todo o país, inclusive enviados por hospitais públicos, sendo que a maioria recupera e regressa a casa em poucos meses, demonstrando "a excelência dos serviços e dos profissionais de saúde".
 
Apesar disso, a dimensão das instalações é demasiado pequena, refere a deputada, funcionando a Unidade numa ala do Centro de Saúde local.
 
De acordo com notícias publicadas na imprensa Algarvia, “não há gabinetes médicos, de direção, de enfermagem, nem salas de fisioterapia. Os quartos não têm casa de banho e não há cozinha nem lavandaria, como acontece nas novas unidades. À exceção do oxigénio, não há qualquer outro equipamento”.
 
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António não tem meios financeiros para suportar a despesa da construção de novas instalações mas, considera a deputado do CDS-PP, pelo seu percurso, e taxa de sucesso, a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António demonstra claramente ter capacidade para funcionar com sucesso, justificando-se, por isso, que se considere o apoio necessário à construção das referidas instalações.