Sociedade

Terra de Maio volta ao Azinhal com balão de ar quente, concertos e mais gastronomia

 
De 27 a 29 de maio a aldeia do Azinhal volta a receber o evento Terra de Maio. Depois de três anos de interregno, o evento regressa para a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, nesta edição da Terra de Maio além de um balão de ar quente, poderá ver o frabrico do queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação. O evento terá também os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia, quer em provas de vinho e showcooking, que vão animar os três dias de festa.
 
Neste campo, destaque para as demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [27 maio|18h30] e dos referenciados chefs Noélia jerónimo [28 maio|17h], Leonel Pereira [29 maio|16h30] e Ricardo silva [29 maio| 18h00]. Espaço para apresentação de vinhos do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve [27 maio|19h00].
 
Ainda na área da gastronomia, uma das grandes apostas do certame, será a 4ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 28 de maio, pelas 18h00. Um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.
 
Na música, integram o cartaz Némanus [dia 28 maio, 22h00] e ÍRIS [29 de maio, 19h00]. Segundo destaca o Município de Castro Marim, organizador do evento, num território onde a cultura algarvia se funde com a andaluza, haverá também palco a música castelhana. Na animação, haverá a peça de teatro “É disto que a minha Maria gosta”, do Centro e Cultura e Desporto do Trabalhadores da Câmara Municipal, que vai estrear no dia 27 de maio, pelas 21h00.
 
No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que irá debruçar-se sobre os diferentes enquadramentos na criação de raças autóctones, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas. 
 
Para os amantes de motorizadas, no domingo, pelas 9h00, acontece o 3º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.
 
A exposição de raças autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia, a exposição de “Artefactos Agrícola e do Mundo Rural” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento, são outras ofertas de animação da Terra de Maio, um evento cujo objetivo passa por promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e também aumentar o volume de vendas através da comercialização direta. 
 
A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Odiana, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.