A Câmara Municipal de Lagos aprovou na última reunião de Executivo, realizada a 10 de outubro último, a cedência do edifício denominado “Casa dos Cantoneiros”, em Espinhaço de Cão na União de Freguesas de Bensafrim e Barão de São João, à Terras do Infante – Associação de Municípios.
O objetivo é criar um ponto estratégico de posicionamento de meios, para facilitar as operações de prevenção e fazer face às necessidades de combate aos incêndios florestais.
A localização da Casa dos Cantoneiros, situada na proximidade da confluência do limite dos três concelhos que integram o território das Terras do Infante (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), permitindo chegar mais rapidamente a cada um deles, justificou a escolha deste imóvel para funcionar como local de estacionamento de meios, esclarece comunicado do Município de Lagos.
A Casa dos Cantoneiros acomodar, no âmbito da deteção, vigilância e proteção contra incêndios, um local estratégico de estacionamento de meios, e, no âmbito do combate a incêndios rurais um local estratégico de pré-posicionamento de meios de combate e respetiva Brigada.
De acordo com a autarquia, "esta decisão insere-se, igualmente, numa estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Município de Lagos que consiste em dar novos usos a edifícios que se encontram desativados e esvaziados das suas funções originais, evitando-se, por esta via, a degradação do património edificado".
A cedência do imóvel será feita por um prazo de 10 anos, renovável, ficando as obras de reabilitação e adaptação do edifício e as despesas de utilização a cargo da Terras do Infante – Associação de Municípios.