Segundo descreve comunicado do AIA, foi sem a intensidade de um dia 'seco' que entraram em pista os dois pilotos oficiais da Ducati, Nicolo Bulega e Iker Lecuona, que sem surpresa se revelaram como os mais rápidos no final de uma jornada onde os pilotos da Yamaha ficaram na boxe tal como no dia anterior, à semelhança dos pilotos da Bimota que deixaram o trabalho nas mãos de Javi Forés – o piloto de testes da marca. De fora ficaram igualmente Sam Lowes e Garrett Gerloff, este último o mais veloz no dia de ontem.
Com uma melhor volta em 1m59.144s conseguida na 15ª das 18 voltas que realizou o vice-campeão do mundo Nicolo Bulega deixou Portimão com o melhor registo do dia com uma margem de apenas 39 milésimas face ao seu novo colega de equipa, Iker Lecuona que fez um total de 35 voltas.
"Infelizmente este inverno não fomos muito felizes com as condições climatéricas." afirmou Bulega no final. "Quatro dias de teste e em todos muita água e pista muito suja. Foi mau porque temos uma nova moto e era importante testar algumas coisas antes de irmos para a Austrália. Mas não podemos fazer nada e agora esperamos encontrar boas condições naquela que é a minha pista favorita."
Jake Dixon foi um dos pilotos mais ativos neste segundo dia e rodou mesmo com as suas duas motos para terminar a menos de um segundo de Bulega. O britânico fechou o dia na frente de Alberto Surra e Lorenzo Baldassarri entre o pelotão dos pilotos do mundial SBK.
Tempos do segundo dia:
1º Nicolo Bulega – Ducati com 1m59.144s
2º Iker Lecuona – Ducati a 0.039s
3º Jake Dixon – Honda a 0.967s
4º Alberto Surra – Ducati a 1.613s
5º Lorenzo Baldassarri – Ducati a 2.466s