Desporto

Tetracampeão brasileiro de snooker testa tecnologia de investigadores da UAlg

Noel Rodrigues, tetracampeão brasileiro de snooker e recordista do Guiness Book, tem usado algumas das suas “tacadas” para testar e dar a conhecer o projeto PoolLiveAid, desenvolvido por Luís Sousa e Ricardo Alves, investigadores da Universidade do Algarve, que estão a participar na feira “Rio Oil & Gas Expo and Conference”, que terminou hoje, no Rio de Janeiro.

PUB
 
Os investigadores e alunos do mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica (ramo Tecnologias de Informação e Telecomunicações), do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, foram convidados pela empresa Andrade Gutierrez para mostrar as mais recentes atualizações do projeto «PoolLiveAid», ao lado de Noel Rodrigues, reforçando, a sua imagem no mercado internacional, na mais tradicional feira da América Latina.
 
Questionados sobre se já tinham pensado em ter um campeão de snooker como Noel Rodrigues a experimentar o «PoolLiveAid», os dois investigadores confessam que sim, mas que nunca acharam que seria possível. “Embora o nosso projeto contemple uma vertente mais amadora, acabamos por aprender muitas coisas com um profissional e campeão de snooker, o Noel tem-nos ajudado e acompanhado todos os dias da feira, mostrando a nossa tecnologia em conjunto com alguns dos seus truques”.
 
Sendo o Snooker um desporto de eleição no Brasil, Luís e Ricardo explicam que o feedback recebido por parte do público tem sindo excelente. “Na altura que ligámos a tecnologia, pela primeira vez, as pessoas começaram a juntar-se à volta da mesa para ver o que estava a acontecer e ficaram maravilhadas com as possibilidades que o nosso projeto tem para oferecer”, salientou Ricardo. 
 
Por sua vez, também Luís constatou que “os visitantes que tiveram a oportunidade de experimentar o «PoolLiveAid», com a ajuda do Noel Rodrigues, fazendo algumas jogadas impraticáveis para jogadores inexperientes, ficaram bastante contentes por conseguir fazer o que antes seria impossível”. 
 
Recorde-se que este projeto de investigação rapidamente passou a fenómeno da internet, por prever o movimento da bola, utilizando um processamento em tempo real que calcula e projeta as trajetórias na mesa, através de uma linha de luz.
 
O programa pode funcionar com qualquer webcam, desde que tenha uma resolução de alta definição, numa mesa de snooker comum, com um projetor que permita reajustar os cantos de projeção.
 
Veja o vídeo de Noel Rodrigues na “Rio Oil & Gas Expo and Conference”, no Rio de Janeiro aqui.