Cultura

Tipografia União em Faro recebe visita cultural

Foto - CM Faro
Foto - CM Faro  
As “Noites de Lua Nova” estão de volta no próximo sábado, dia 24 de fevereiro pelas 21h00, com uma visita à Tipografia União.

A atividade, dinamizada pela Associação Cultural Música XXI, com o apoio do Museu Municipal de Faro, espera dar a conhecer os segredos da Tipografia União, que funcionou entre 1909 e 2013 e que está prestes a tornar-se num núcleo museológico da imprensa escrita no Algarve. Com entrada livre, podem participar um máximo de 30 pessoas, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição através do email: musicaxxi@gmail.com. 
 
Segundo revela o Município de Faro, em nota publicada, "o público poderá ter acesso, não só às salas de redação, onde as ideias se tornavam notícia, mas também àquele espaço onde os trabalhadores transformavam as notícias em matéria palpável: a oficina".
 
A visita contará com a presença de Alexandra Gonçalves (UALG), responsável pela equipa que realizou o estudo para a criação do núcleo museológico, que dará a conhecer o projeto que será implementado naquele local. Presente estará, também, a investigadora Patrícia Palma, que irá revelar pormenores "de um mundo invisível, mas que marcou a vida desta tipografia", regista a mesma fonte.
 
Haverá, ainda, um momento cultural, com César Matoso, Joana Coelho e Vítor Pereira e a criação dramatúrgica terá a assinatura de Ana Oliveira e António Gambóias.