Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Toca a lavar a louça à mão!
Imprimir Partilhar por email
Tendo por base os resultados de um novo estudo publicado recentemente numa revista de especialidade, lavar a louça à mão reduz consideravelmente o risco de alergias.
 
Apesar de parecer contraditório, uma vez que, a máquina é mais eficiente no combate ás bactérias, o tradicional hábito de lavar a louça à mão sugere mais defesas no sistema imunitário.
 
Esta é a conclusão de um novo Estudo publicado na revista de âmbito científico Pediatrics (publicação oficial da Academia Americana de Pediatras) que sustenta a ideia de que a sujidade, em pequenas quantidades, é capaz de ter efeitos positivos no sistema imunitário. Tal remete para a “hipótese da higiene”, que especula que a razão por que as crianças desenvolvem tantas alergias hoje em dia se deve aos ambientes demasiado limpos em que se inserem. O conceito defende ainda que a falta de exposição às bactérias, numa primeira fase da vida, não permite que o sistema imunitário dos mais novos se torne tão resistente.
 
Neste sentido, os autores do estudo revelam que, “Se estamos expostos a micróbios, especialmente numa primeira fase da vida, estimulamos o sistema imunitário de várias formas tornando-o tolerante. Pensámos que [lavar a loiça à mão] podia ser importante, mas não sabíamos, então fizemos essa questão.”
 
Bill Hesselmar, autor do estudo e a sua equipa questionaram pais e encarregados de educação de 1,029 crianças suecas com idades compreendidas entre os sete e os oito anos. No processo descobriram que as crianças provenientes de lares onde a família lavava a loiça à mão tinham menos probabilidade de ter alergias: apenas 23% dos mais novos tinham um historial de eczema, por oposição a 38% cujas famílias usavam sobretudo a máquina de lavar a loiça.
 
A Time refere que alguns estudos anteriores mostraram que, comparando os dois métodos de lavagem, a máquina é mais eficiente na remoção de bactérias. Há, no entanto, outros fatores que podem estar associados ao estilo de vida de famílias que lavam a loiça à mão: como casas sobrelotadas, baixo nível socioeconómico e a imigração, o que pode contribuir para um menor risco de desenvolver alergias.
 
Apesar de tudo, o estudo tem por base a observação e não é possível confirmar a casualidade dos eventos descritos. Mais, a publicação norte-americana menciona que a pesquisa deixa algumas questões em aberto. Porque é que a lavagem manual está apenas associada a uma menor probabilidade de eczema e não outros tipos de sintomas relacionados com a alergia, como asma.
 
 Hesselmar, segundo consta, está à procura da resposta.
 
De qualquer forma, é de ter em conta que, a lavagem manual da louça, desde que praticada na idade correta da criança, permite também desenvolver hábitos de organização na estrutura familiar e no lar, bem como desenvolver capacidades nos mais novos, pelo que, só por isso, já vale a pena agarrar no esfregão e lavar os pratos à mão!
 
Fátima Fernandes
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

II Liga:Farense perde com o Académico de Viseu

ver mais
 
Concerto inédito em Querença

Concerto inédito em Querença

ver mais
 
Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio