A ARS Algarve, adiantou hoje que os dois Centros de Saúde em causa, estão atualmente "com capacidade para atribuir médico de família a todos os utentes inscritos nos concelhos de Vila Real de Santo António e de Castro Marim".
Para isso, o ACES Sotavento informa que os utentes inscritos e residentes nestes dois concelhos, e ainda sem médico de família atribuído, podem deslocar-se ao seu Centro de Saúde a fim de se inscrever numa das listas disponíveis dos médicos que prestam serviço nas unidades de saúde destes Centros de Saúde.
O Centro de Saúde de Vila Real de Santo António tem o período normal funcionamento todos os dias úteis das 8 às 20 horas, e o Centro de Saúde de Castro Marim funciona das 8 às 16 horas, período durante o qual todos os utentes que aí se desloquem são atendidos, refere a ARS.
Os utentes inscritos com médico de família atribuído são sempre atendidos nas suas Unidades (Unidade de Saúde Familiar (USF) Guadiana; Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Real Clinic) pelos respetivos médicos de família ou, na sua ausência, por quem os substitua, garantindo, desta forma, uma resposta a todos os utentes que necessitem de atendimento não programado, mesmo que o seu médico ou enfermeiro não estejam presentes.
Fora desse período, nomeadamente, aos fins de semana, a ARS informa que no ACES Sotavento que integra os concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira e Alcoutim, as consultas de atendimento complementar funcionam nos Centros de Saúde de Tavira (Dias úteis das 15 às 20 horas; sábados, domingos e feriados das 9 às 18 horas) e de Alcoutim (sábados das 9 às 16 horas).
Para além disso o Centro de Saúde de Vila Real de Santo António providencia tratamentos de enfermagem em todos os dias úteis a todos os utentes.
Em caso de urgência ou emergência todos os utentes têm sempre disponível o Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António que funciona 24 horas por dia, esclarece ainda a mesma entidade.
Recorde-se que recentemente um
comunicado do PCP, dava conta de uma medida, divulgada em circular interna do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, em que "os utentes sem médico de família de Vila Real de Sto. António, que pretendessem uma consulta médica, deveriam dirigir-se ao Centro de Saúde de Tavira ou Alcoutim".