Sociedade

Ton Koopman regressa à Sé de Faro

Na 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve, a Associação Cultural Música XXI convidou Ton Koopman para um concerto único no órgão histórico da Sé de Faro. O concerto realiza-se este sábado dia 11 de novembro às 21h30 e é de entrada livre.

PUB
 
Segundo explica a Associação Cultural Música XXI, o conceituado maestro holandês estudou musicologia, órgão e cravo, tendo sido galardoado com o "Prix d'Excellence" para os dois instrumentos.
 
Fascinado pela música clássica e barroca, fixou-se particularmente em Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude, contando com álbuns lançados pelas mais famosas editoras, o que lhe valeu diversos prémios, incluindo uma nomeação para os Grammys.
 
Tocou nas salas de concertos mais prestigiadas do mundo e nos instrumentos históricos mais importantes da Europa.
 
Mais de 25 anos após a sua última apresentação na cidade, Ton Koopman regressa a Faro com um programa onde irá executar obras dos seus compositores de eleição Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude, passando também pela música holandesa, italiana e ibérica. Um programa que atravessa as raízes históricas do órgão da Sé de Faro, instrumento que já completou 300 anos.
 
O concerto integra o 10º Festival de Órgão do Algarve, que percorre entre 3 e 25 de novembro os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira com 10 concertos distribuídos por várias igrejas da região.
 
O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e outras entidades.