Dicas

Torne a sua casa num “porto-seguro”

Foto - Depositphotos  
A ciência diz que, desfrutamos de mais paz interior e qualidade de vida quando vivemos numa casa limpa, arrumada e com pessoas que nos fazem bem.

PUB

A nossa casa é o nosso refúgio, é o lugar onde procuramos conforto e tranquilidade fora do ambiente de trabalho, logo, é essencial que, esse espaço seja decorado ao nosso gosto, que esteja limpo, arejado e arrumado e que estejamos com quem nos devolve boas emoções.

Faz bem ao corpo e à mente, chegar a casa, sentir conforto, estabilidade, relaxamento e descontração. Para tal, torna-se imperioso organizar o nosso dia de modo a ter tempo e disponibilidade para arrumar, cuidar, limpar, para estarmos com quem amamos e também connosco próprios.

De acordo com o Blog: Resolve já, estes são os principais benefícios de viver numa casa limpa e arrumada:

1. Estimula a felicidade

A desordem e a sujidade podem causar sentimentos de desconforto e ansiedade.

Por outro lado, um espaço limpo e organizado promove uma sensação de calma e satisfação.

Quando limpa e organiza a casa, acaba por criar um ambiente propício para a felicidade, sobretudo quando nos concentramos nos aspectos positivos da limpeza, como cheiros e aromas agradáveis.

2. Melhora a concentração

Um ambiente limpo e organizado ajuda a nossa mente a concentrar-se melhor, seja nas tarefas domésticas, profissionais ou de lazer.

3. Aumenta a produtividade

Viver num ambiente desorganizado dá lugar à  confusão, à  distração e a um acumular de preocupações, o que desgasta a mente e fragiliza o corpo.

Ao desfrutarmos de uma casa arrumada, poupamos tempo à procura dos objetos, torna-se mais fácil descontrair, relaxar, os pensamentos flúem melhor e sentimo-nos confortáveis e mais livres, sensação que se reflete em tudo o que fazemos.

4. Diminui o stress e promove o equilíbrio emocional

A desordem e a sujidade podem contribuir para o desenvolvimento do stress e ansiedade.

Ao limpar, estamos a fazer exercício físico e, consequentemente, a libertar endorfinas, o que, por si só, já ajuda a aliviar o stress. Quando nos sentimos bem em casa, desfrutamos de mais equilíbrio físico e emocional e estamos mais disponíveis para enfrentar o dia a dia de uma forma mais relaxada e tranquila. Ao terminarmos a jornada de trabalho, regressamos ao nosso “porto-seguro”, sentimo-nos à vontade e recuperamos energias para o dia seguinte.

5. Melhora o sono

Ter um quarto limpo e arrumado é fundamental para uma boa noite de sono que se torna mais reparadora com lençóis lavados, num quarto arejado e limpo, onde também não falta a organização. Dá prazer acordar pela manhã revitalizado e pronto para enfrentar novos desafios.

6. Contribui para o desapego

A limpeza e organização da casa também podem ajudar a praticar o desapego, uma vez que, quem arruma, limpa e organiza a casa diariamente, está mais atento a objetos que não lhe fazem falta, não compra aquilo de que não necessita e tenta manter o espaço com pouca “tralha” para facilitar a limpeza e a arrumação.

Com estes gestos diários, estamos a contribuir para que a nossa casa seja mesmo um espaço agradável e não uma sobreposição de objetos sem valor e que só ocupam espaço. Essa libertação faz-nos bem também à mente que acaba por realizar o mesmo exercício de limpeza e organização. Ao mesmo tempo, o movimento de andar de um lado para o outro a limpar e a organizar, também promove uma agradável sensação de bem-estar a todo o corpo.

Lembre-se de que, ao retirar o desnecessário da sua casa, estará a dar espaço para que a sua mente crie coisas novas e para que a sua vida lhe corra melhor: de um modo mais livre e descontraído.

O Resolve já deixa ainda algumas dicas para uma rotina de limpeza saudável:

Estabeleça um plano de limpeza semanal ou mensal para manter a casa em ordem;

Divida as tarefas com os outros membros da família para tornar a limpeza mais fácil e divertida;

Opte por produtos de limpeza que sejam amigos do meio ambiente

Pratique o desapego: reveja regularmente aquilo de que não necessita, ofereça o que tem a mais e evite comprar aquilo de que não precisa. Seja um consumidor exigente e seletivo: poupa dinheiro e desfruta de uma casa mais livre, limpa, organizada e arrumada.

Desfrute de momentos em que aprecia a casa, a organização e o facto de ter um espaço a seu gosto. Celebre essas conquistas a sós ou em família no vosso “porto-seguro”. Lembre-se ainda que, não tem de convidar pessoas para ir a sua casa, muito menos ter de dividir o seu espaço com pessoas que não lhe fazem bem. O seu lar é o seu refúgio, onde deve sentir-se bem e com quem deve ser você mesmo em segurança, equilíbrio e bem-estar.

Se gosta de ter pessoas em casa, selecione-as bem, pois nem toda a gente valoriza o que tem e o que é, facto que não nos faz bem e que não tem de ser uma obrigação. Não limpe e arrume a casa para os outros. Faça-o para si, para estar com quem ama e contando com a ajuda daqueles que dividem esse espaço consigo.