Curiosidades

Torne-se «um mestre» na resolução dos seus problemas

 
Já dizia Carl Jung: que, “O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos”, pelo que cada pessoa terá de encontrar sempre a solução mais indicada para fazer face aos seus problemas, no entanto, há um conjunto de dicas que o podem ajudar a pensar melhor para que possa fazer face aos desafios com uma nova postura. Esta é a base deste apontamento: ajudar a que se organize melhor para que encontre as melhores respostas para os seus problemas.

 
Em primeiro lugar, é importante ter em conta que, ninguém consegue resolver um problema quando está envolvido diretamente nele, quando tem as emoções comprometidas no que precisa solucionar e, ainda menos quando não o consegue ver de fora; como se não lhe pertencesse, por isso, as técnicas que lhe apresento vão nesse sentido, aprender a distanciar-se do assunto para que o possa encarar com mais lucidez e pragmatismo.
 
1. Aceite o problema
 
Não se pode resolver algo quando negamos o que se passou ou está a acontecer. Enquanto resistimos em aceitar que o problema existe, desperdiçamos grande energia e, alimentamos ainda mais o seu prejuízo. Direcione as suas energias de forma a encontrar alternativas positivas para resolver as questões da melhor forma possível.
 
2. Identifique a amplitude do problema
 
As preocupações acabam por distorcer a amplitude das situações difíceis. Tente não alimentar pensamentos negativos sobre o assunto. A mente, nesses casos, pode confundir-se e aumentar a extensão do problema. Tente ser mais racional e analise melhor a situação.
 
3. Procure novos conhecimentos
 
Conhecer melhor a questão pode diminuir a ansiedade e a insegurança para enfrentar o desafio que se apresenta na sua vida. O conhecimento afasta o medo em torno de um problema. Uma boa leitura acerca de situações semelhantes, ajuda a colocar o problema de forma “impessoal”.
 
4. Tenha sempre um plano “B”
 
É importante ter sempre alternativas em mãos. Antes de tentar, ninguém sabe o resultado, por isso, pense sempre numa alternativa caso a solução aplicada não funcione.
 
5. Afaste o dever de estar certo
 
Um passo importante na resolução de problemas, é aceitar o erro como uma possibilidade. Ninguém consegue ter a certeza de que algo irá funcionar e de forma duradoura, por isso, aceite “respostas temporárias” para que possa ir ganhando novos conteúdos e se aproximar da melhor solução.
 
6. Use a Lei de Parkinson
 
 “O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Essa é a Lei de Parkinson que pode usar a seu favor ao colocar urgência nas suas ações. Quem tem muito tempo, não tem tempo para nada. O ideal é não procrastinar e concentrar a sua mente no sentido de procurar soluções e agir.
 
7. Aproveite a experiência
 
Cada problema pelo qual passamos é uma experiência que nos vai enriquecer e preparar melhor para um novo desafio. Nesse sentido, entenda que se falhou naquela vez, terá mais possibilidades de obter melhores resultados na seguinte. Se entender assim a resolução de problemas, vai aprender muito mais, elaborar-se melhor e estar cada vez mais preparado para enfrentar novos desafios. Aprender com as experiências é sempre a melhor solução para dar a um problema e para prevenir outro semelhante.
 
É sempre importante ter em mente que, cada pessoa é responsável pela sua vida e pelos seus próprios problemas, pelo que será da sua responsabilidade também encontrar as melhores soluções e evitar cometer os mesmos erros. Aceitar as falhas ajuda muito neste processo e é a base para nos munirmos de forças para enfrentar os problemas e para os resolver. É também dessa aceitação que resulta a capacidade de saber mais e de viver melhor. Ninguém consegue viver sem problemas, mas a forma como os resolvemos pode fazer toda a diferença no sucesso ou no insucesso que temos perante as situações.
 
Fátima Fernandes