Desporto

Torneio Internacional de Vela do Carnaval aproveita “ventos favoráveis” de Vilamoura

Em jeito de preparação para Tóquio 2020, centenas de velejadores participam nas provas que terão lugar nas águas de Vilamoura durante o Carnaval.

PUB
 
Centenas de velejadores, nacionais e internacionais, vão participar no Torneio Internacional de Vela do Carnaval, organizado pelo CIMAV que decorre nos dias 2, 3 e 4 de março.
 
Para além de virem de todos os clubes nacionais, inclusive Madeira e Açores, há equipas a chegarem dos Estados Unidos da América, Alemanha, Irlanda, França e Espanha, de propósito para participarem nesta competição de Vilamoura.
 
O facto do Campeonato do Mundo da classe 420 se realizar precisamente em Vilamoura, no próximo mês de julho, atrai muitas equipas internacionais, que querem conhecer e treinar as condições que irão encontrar durante o mundial.
 
O Presidente do CIMAV realça «as magnificas condições proporcionadas pela Marina de Vilamoura e a sua envolvência, aliados à enorme promoção originada pela actividade da Vilamoura Sailing Tour ainda mais aumenta a participação nesta prova, quer de velejadores nacionais quer internacionais”.
 
Segundo João Mexia «é evidente na classe 420, que as tripulações estão já a pensar no Campeonato do Mundo».
 
Com um total de 350 embarcações e 9 classes, a competição irá decorrer em 3 campos de regatas distintos, montados relativamente perto da praia de forma a que o espectáculo seja visivel aos milhares de turistas que escolhem Vilamoura para passar as mini-férias do Carnaval.
 
Como acontece habitualmente, a frota de optimist, a classe de iniciação da vela, será a maior deste Torneio. Cerca de 160 pequenos velejadores vão mostrar o que valem nos 3 dias de regatas, acabando por transformar esta competição na maior festa da vela que se realiza em Portugal.
 
Entre participantes, equipas técnicas, acompanhantes, familiares e amigos prevê-se que o evento atraia à região mais de um milhar de pessoas, traduzindo-se numa importante fonte de receita para a hotelaria e restauração.