Os objetivos desta associação passam pela promoção do bem-estar e igualdade sociais, nomeadamente através da prestação de serviços de proteção na saúde e educação dos associados, apoio a crianças e jovens, apoio às famílias, proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e prossecução de fins de índole desportiva e cultural.
Realizou-se na passada quarta-feira, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, a cerimónia de tomada de posse dos primeiros corpos sociais da ATARA – Associação dos Trabalhadores da Região do Algarve, associação recentemente criada e que constitui um projeto único em Portugal, reunindo oito das treze associações de trabalhadores autárquicos do Algarve, com o objetivo de unir esforços, minimizar recursos e potenciar os apoios e atividades dos seus associados.
Do universo total de associações de trabalhadores autárquicos do Algarve (com cerca de 8 mil trabalhadores), oito iniciaram o projeto e aderiram à ideia, resultando na criação da ATARA.
A ATARA terá a sua sede em Loulé e os corpos sociais serão constituídos pelos seguintes elementos: Assembleia Geral - Paulo Silva, CCD S. Brás de Alportel (Presidente), João Vigário, CCD Olhão (Vice-Presidente) e Marilia Nobre, ATAF Faro (Secretária); Conselho Fiscal - Madalena Rodrigues, CCD Lagos (Presidente) e Amélia Carmo, ATAL Loulé (Vice-Presidente); Direção - João Estrela, CCD Olhão (Presidente), Denise Esparteiro, ATAL Loulé (Vice-Presidente), Maribela Miranda, CCD Lagoa (Vice-Presidente), Luís Guerreiro, CCD Silves (Tesoureiro) e Álvaro Leal, CCD Castro Marim (Secretário).