Economia

Trabalhadores da restauração e similares protestaram esta manhã em Albufeira

 
O Sindicato da Hotelaria do Algarve faz saber, em nota de imprensa que, dirigentes, delegados e ativistas sindicais levaram a cabo, esta manhã, uma ação de contacto com trabalhadores da restauração e similares.

 
O mesmo sindicato adianta que, esta ação culminou com uma concentração em frente à Câmara Municipal de Albufeira, onde foi aprovada uma moção dirigida à Associação da Hotelaria e Restauração de Portugal, que tem um posto de atendimento no interior da câmara municipal.
 
No decorrer da ação “foi distribuído um comunicado sobre a situação contraditória que se vive no setor do turismo”.
 
Na mesma nota lê-se que, “continua a verificar-se um crescimento dos proveitos e a abertura de novos estabelecimentos”, ao mesmo tempo em que, “os rendimentos dos trabalhadores mantêm-se estagnados ou decrescem”.
 
A mesma fonte acrescenta ainda que, “verifica-se um aumento da precariedade dos vínculos laborais, desregulação dos horários de trabalho, assédio e repressão, o não pagamento das horas extras, feriados e folgas trabalhadas”.
 
O Sindicato da Hotelaria do Algarve denuncia as más condições de trabalho e de vida a que estão sujeitos os trabalhadores deste setor, devido “ao bloqueamento da contratação colectivo e ao clima de impunidade sentido pelos patrões devido à falta de intervenção eficaz da Autoridade para as Condições no Trabalho”.