Economia

Trabalhadores do Hotel Club Med com 850 euros de salário de entrada, sindicato exige aumento que cubra inflação de 2021

 
Os trabalhadores do Club Med da Balaia, em Albufeira, reuniram ontem em plenário, para analisar as negociações do caderno reivindicativo de 2022 com a administração.

 
Segundo informa o Sindicato da Hotelaria do Algarve em comunicado, na reunião com a direção, realizada no dia 10 de março, foi apresentada uma proposta à comissão negociadora sindical de um aumento de 3,5% para os salários até aos 900 euros, 2,5% até aos 1.600 euros e 2% para os restantes. 
 
Na mesma reunião, o sindicato diz que a empresa assumiu também que o salário de entrada passaria para os 850 euros, com a promessa de estudar outras propostas apresentadas pela comissão negociadora sindical, nomeadamente, ajuda para as despesas de transporte e a criação de um regime de diuturnidades, para valorizar a experiência e a antiguidade. Os sindicalistas acrescentam no mesmo documento, que em sentido contrário, a administração não aceitou a proposta de integrar no quadro de efetivos os trabalhadores com vínculos precários, alguns deles a trabalhar naquele estabelecimento há 30 e 40 anos.
 
Os trabalhadores consideram que a proposta vai no sentido positivo mas que é insuficiente e, por isso, ficou decidido voltar a pedir nova reunião à administração para as partes voltarem a sentar-se à mesa das negociações, para se tentar chegar a um acordo. 
 
Os trabalhadores não aceitam continuar a perder poder de compra e exigem que, no mínimo, haja um aumento que cubra o valor da inflação registada no ano passado, que foi de 4,4%. Além disso, o sindicato exige que todos os trabalhadores com vínculos precários, que estejam a ocupar postos de trabalho permanentes, passem para o quadro de efetivos da empresa. O sindicato irá pedir nova reunião para o próximo dia 15 de junho.