Economia

Trabalhadores do Vilanova Resort vão reunir-se com autarca de Albufeira para pedir apoio

 
Os trabalhadores do Vilanova Resort, situado em Albufeira, na zona da Oura, vão concentrar-se amanhã, dia 2 de julho, às 10h00, junto à unidade hoteleira, para depois seguirem para a Câmara Municipal, a quem o sindicato já enviou um pedido de reunião.

 
Em comunicado, o Sindicato da Hotelaria do Algarve adianta que, com a deslocação à câmara municipal e o pedido de reunião ao presidente da câmara, “pretende-se denunciar publicamente a situação destes cerca de 40 trabalhadores” a quem ainda só foi pago metade do salário de março e que, “depois de anos de dedicação e de abnegada entrega aos objetivos dos patrões, foram agora abandonados à sua sorte”. Além disso, o pedido de reunião ao presidente da câmara municipal tem também por objetivo ver que resposta, a nível social, a câmara pode dar para ajudar os trabalhadores, pelas dificuldades que atravessam neste momento. Segundo o sindicato, “não têm dinheiro para comprar comida, nem para pagar a renda de casa”.
 
Segundo avança o mesmo documento, os trabalhadores estão a receber cartas a dizer que não podem permanecer nas instalações e durante o passado fim de semana foram trocados os canhões das fechaduras para não conseguirem aceder às instalações, especificou.
 
O sindicato diz ainda ter conhecimento de que a empresa acionou o regime de lay-off simplificado de 1 de abril a 31 de maio e que a Segurança Social transferiu dinheiro para ajudar a empresa a pagar os salários, contudo, os trabalhadores alegam que não ter recebido qualquer pagamento desde março. Os sindicalistas pediram a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho e solicitaram reuniões a esta autoridade e à delegada regional da Segurança Social para analisar esta situação.