Sociedade

Trabalhos de limpeza florestal e silvicultura preventiva em Aljezur para prevenir fogos

Foram já iniciados diversos trabalhos, no âmbito de várias candidaturas apresentadas e aprovadas ao Programa PRODER, pelo Município de Aljezur.

PUB
 
 
Segundo a autarquia a área de intervenção, numa primeira fase, engloba 216,6 hectares, com um investimento total de 74.498,51€, e abrange a zona da estrada do Vale da Maia, seguindo em direção a Arrifana e ao Monte-Clérigo, de ambos os lados das vias bem como a envolvente da Aldeia Velha (Aljezur), e de Alfambras e Odeceixe (este da vila).
 
Segue-se a rede primária de faixas de gestão de combustível no troço de Odeceixe na EN 128 desde a ponte sobre a ribeira de Seixe até às alturas de Martins Estevens, bem como o Troço do Serominheiro que abrange as zonas de Brejo Longo e Maria Serrão. Estas duas últimas redes totalizam 118,7ha, num investimento total de 117 759,08€.
 
Actualmente, a equipa de sapadores florestais desenvolve trabalhos nas faixas de gestão de combustível, nomeadamente nas faixas de proteção aos aglomerados populacionais dos Vales, Vale da Telha e Odeceixe, entre outros que totalizam cerca de 100ha de intervenção.