Sociedade

Tradição cumpriu-se bolo-rei gigante chegou a Olhão

Já é tradição nesta altura do ano, a chegada do bolo-rei gigante, a Olhão, este ano com 100 metros, confecionado pelo chef pasteleiro Filipe Martins, proprietário da confeitaria e bombonaria Kubidoce.

PUB
 
Muitas pessoas provaram esta manhã, a iguaria natalícia, em formato XXL, que foi oferecida à população, junto à Igreja Matriz e Largo da Restauração.
 
Na confeitaria Kubidoce já são habituais os bolos-reis de alfarroba com laranja, passas e amêndoa, representando os genuínos sabores do Algarve, mas também o bolo-rei de chocolate branco com nozes e laranja, com chocolate negro, laranja, caju e amêndoa e o tradicional bolo-rei com frutas cristalizadas, para além do bolo-rei escangalhado e do bolo-rainha.
 
A novidade deste ano, foi o bolo-rei de batata-doce, laranja confitada e amendoim às camadas, saído da imaginação e das mãos do conceituado chef pasteleiro olhanense.
 
Todas estas variedades, mais ou menos tradicionais, juntaram-se ao bolo-rei gigante, oferecido aos presentes que se juntaram à iniciativa, que segundo explicou Filipe Martins, “apenas foi solicitado um donativo simbólico, que reverterá, como habitualmente, para uma Instituição de Solidariedade Social do concelho”.
 
Para confecionar este bolo-rei de 100 metros, o chef pasteleiro e a sua equipa utilizaram mais de 150 quilos de farinha, 600 ovos, 30 quilos de açúcar, 50 quilos de chocolate branco, 50 quilos de chocolate negro, 300 quilos de frutas cristalizadas, amêndoas, nozes, pinhões, amendoins, avelãs, cajus e passas, cinco quilos de farinha de alfarroba, 10 litros de aguardente, 20 litros de azeite, 20 litros de leite, 10 quilos de fermento e 70 quilos de batata-doce.