112

Três detidos por furto de alfarroba em Olhos de Água e Paderne

Dois homens com idades compreendidas entre os 19 e os 31 anos, foram detidos em flagrante por furto de alfarroba e em situações distintas, nas localidades de Olhos de Água e Paderne, no concelho de Albufeira.

PUB
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana - GNR, revela que na primeira situação, em Olhos de Água, durante uma ação de patrulhamento no âmbito da Operação "Campo Seguro 2022", os militares verificaram um homem de 31 anos, a proceder à apanha de alfarroba num terreno agrícola. Feita a abordagem ao suspeito, verificou-se que "não tinha qualquer autorização por parte do proprietário do terreno para proceder à apanha de alfarroba, tendo sido detido em flagrante."
 
Dois sacos com 27 quilos de alfarroba que estavam na posse do suspeito, foram apreendidos e entregues ao legítimo proprietário.
 
Na segunda situação, em Paderne, no seguimento de uma denúncia de furto de alfarroba, os militares deslocaram-se rapidamente para o local, tendo surpreendido os dois suspeitos de 19 e 29 anos em flagrante. Na sequência da ação os suspeitos colocaram-se em fuga, mas foram intercetados e detidos. Nesta ocorrência, foram apreendidos 30 quilos de alfarroba, um toldo para apanha de alfarroba, 14 sacas de sarapilheira, dois baldes e um veículo.
 
A GNR lembra que tem reforçado o policiamento e a fiscalização relativamente à apanha e comércio da alfarroba durante este período na zona do Algarve, com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas. Também no âmbito da operação "Campo Seguro 2022" encontra-se desde o dia 4 de julho a levar a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, de forma a evitar crimes de furto, junto de propriedades de explorações agrícolas.