Sociedade

Três dezenas de presépios em formatos diferentes para apreciar em Albufeira

No âmbito das atividades desenvolvidas no mês de dezembro com os grupos das escolas do Concelho de Albufeira, foi criado um roteiro de presépios no Centro Educativo do Cerro D’Ouro.

PUB
 
Este roteiro é constituído por cerca de trinta presépios, distribuídos pelos vários espaços do Centro, elaborados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que aqui trabalham, avança nota da autarquia de Albufeira.
 
“É um excelente motivo para transmitir conhecimentos. Os que são menos jovens, partilham neste espaço municipal a tradição, a memória e a criatividade. Por outro lado, as crianças que visitam estes presépios vêem aqui também a sua imaginação refletida e aprendem com os mais velhos. Lanço o convite para que todos visitem estas três dezenas de presépios”, referiu na altura o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.
 
 
Os presépios foram criados com diversos materiais, consoante o espaço onde se encontram. Desta forma, é possível encontrar no quintal do Centro o presépio de vasos; na oficina do calçado artesanal, o presépio de sapatos; na oficina de trapos e linhas, presépios de tecidos e de croché, e presépios de palma e esparto, no âmbito da oficina com o mesmo nome.
 
No recinto exterior pode-se encontrar presépios de troncos, pedras, cabaças e silhuetas. E na biblioteca, uma exposição de presépios construídos com diversos materiais, nomeadamente, folha de milho, conchas, bolotas, madeira, grão, lata, entre outros.
 
Também não falta neste roteiro, o presépio tradicional com as figuras e o musgo, e o presépio tradicional do Algarve com as searas e as laranjas.
 
O visitante pode guiar-se por um mapa com o percurso, e responder às questões que estão escondidas nos vários presépios, ou simplesmente percorrer o espaço.