Sociedade

Tributo a Fernando Silva Grade esta quinta feira em Faro

A Tertúlia Farense juntamente com a Associação Almargem, a Sociedade Recreativa Artística Farense, a União de Freguesias de Faro e amigos mais chegados a que se associa o Museu Municipal de Faro que cede o espaço, organizam na próxima quinta-feira, 7 de novembro, das 18h30 às 23h30 nos Claustros do Museu Municipal de Faro um tributo a Fernando Silva Grade, que faleceu no dia 8 de setembro.

PUB
 
Nota da Almargem avança que nesta homenagem vão estar expostas várias obras do artista plástico, artigos de opinião e vários documentos «do grande defensor do património cultural e ambiental do Algarve». Haverá ainda momentos de poesia, música, intervenção com comunicações, quer dos organizadores, quer dos amigos interessados.
 
O evento de entrada livre, requer inscrição para quem queira participar no jantar, enviando email para: [email protected].
 
Natural da cidade de Faro, Fernando Grande, era biólogo de formação, mas foi na pintura que encontrou a realização profissional e pessoal.
 
Empenhou-se ao longo das últimas décadas em várias atividades ligadas à defesa do património cultural e do ambiental, mas também na promoção da cidadania, muitas das quais ao lado da Almargem.
 
Defensor acérrimo da identidade cultural da região, notabilizou-se nos últimos anos pela luta da preservação do património arquitónico, através da participação em ações de contestação à destruição de vários edifícios na sua cidade, de Faro, mas também em Olhão.
 
Por esse motivo, a Câmara Municipal de Faro agraciou-o com a Medalha de Mérito Grau Ouro.
 
Apesar de fragilizado fisicamente, nos últimos meses Fernando Grade viria a manter a sua atividade cívica até aos seus últimos dias, "por um Algarve mais genuíno", como ele gostava de dizer. Até 8 de setembro, quando faleceu ao início da tarde, vítima de doença oncológica.