Sociedade

Tributo ao poeta António Aleixo no Cineteatro Louletano

 
No próximo dia 28 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, o Cineteatro Louletano apresenta a coprodução “Diz-me, António”, projeto multidisciplinar que une dança contemporânea, hip hop e spoken word, com cocriação e interpretação de Armando Correia, declamador, Carolina Cantinho, coreógrafa e bailarina, e Pedro Pinto, músico.

 
Segundo explica nota da Câmara de Loulé:“Diz-me, António” é uma encomenda da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, cofinanciada pelo Programa 365 Algarve, que se inspira no universo de António Aleixo, num tributo à sua obra aos 120 anos do seu nascimento. 
 
Durante o dia 28 de fevereiro, os criadores de “Diz-me, António” promovem paralelamente um workshop de palavra e movimento com início às 10h00 e término às 13h00, em Loulé, em local ainda a designar. De acordo com o mesmo documento este formato "pretende envolver elementos da comunidade – dos 8 aos 80 anos – para exploração da palavra, do corpo, da voz e da música, de modo a que os participantes integrem depois o espetáculo a realizar no Cineteatro às 21h30".
 
Previsto está também um mini-roteiro por locais emblemáticos do património cultural de Loulé onde Aleixo passou parte do seu tempo e da sua vida, dinamizado pela empresa Eating Algarve Food Tours e a ocorrer também no dia 29 com início às 18h30 e duração de 90 minutos. Prevê-se como ponto de encontro o Arquivo Municipal, a última casa do Poeta, o Pólo Museológico dos Frutos Secos, o Jardim dos Amuados, o Cineteatro Louletano, o Mercado Municipal e, por fim, o Café Calcinha onde se encontra uma estátua de homenagem ao mesmo. A participação é gratuita, requerendo inscrição prévia pelos contactos: 289414604 / cinereservas@cm-loule.pt
 
O espetáculo no Cineteatro Louletano, cuja produção é assegurada pela Associação Arquente, tem a duração prevista de 50 minutos, é indicado para maiores de 12 anos de idade e tem um custo associado por pessoa de 5 € (sem descontos aplicáveis), com lotação limitada. No final há conversa com o público e a equipa artística.