Sociedade

Trio de Jazz de Loulé em digressão pelo algarve com Mário Laginha

Um encontro especial a dois pianos, aos quais se unem a secção rítmica do Trio.

PUB
 
É já no próximo dia 30 de abril, segunda-feira, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira que se celebra o Dia Internacional do Jazz e se dá o arranque da tour a sul com um encontro muito esperado, em palco, entre um dos mais aclamados músicos portugueses, Mário Laginha, e o projeto que o próprio viu e fez crescer, o Trio de Jazz de Loulé. 
 
Conforme revela nota da autarquia louletana, o Trio de Jazz de Loulé, composto por António Quintino (contrabaixo), João Coelho (piano) e João Pereira (bateria), é o resultado de um concurso nacional promovido pelo Município de Loulé. 
 
Os três jovens músicos destacaram-se de entre os da sua geração na cena jazzística do país, tendo oficializado esta formação em 2016. 
 
Apadrinhado por Mário Laginha, presidente de júri do concurso, o projeto tem como principais objetivos o de explorar a versatilidade de estilos a interpretar e o de comunicar a linguagem do Jazz a um público cada vez mais alargado e heterogéneo.
 
O Trio é uma novidade no panorama cultural algarvio e quer marcar presença pelo país, cimentando o trabalho de duas décadas desenvolvido na área do Jazz em Loulé, permitindo quer a constituição de uma oferta regular na região algarvia quer a apresentação do agrupamento em diversos contextos nacionais e internacionais.
 
Mário Laginha vai assim realizar uma digressão com o Trio de Jazz de Loulé a sul do país ao longo deste ano, contando com a colaboração de várias autarquias algarvias no âmbito da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve. 
 
Esta tour, para além do espetáculo dia 30 de abril em Albufeira, conta com mais concertos já confirmados: a 11 de maio no Teatro das Figuras em Faro no âmbito do arranque do festival “Os Dias do Jazz”; a 12 de maio no Auditório Municipal de Lagoa; a 29 de julho no encerramento do Festival de Jazz de Loulé e com um convidado especial; a 2 de setembro no Auditório do Centro Paroquial de Pêra em Silves; e no dia 10 de novembro no Teatro Pax Julia, em Beja; esperando-se ainda outros concertos a divulgar oportunamente.