A primeira sessão de 2020 do Jazz nas Adegas leva à Quinta do Barradas o Trio Rui Caetano, nos dias 17 e 18 de janeiro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente.
Rui Caetano Trio apresenta assim em dois dias, as suas composições originais, na Quinta do Barradas, onde se produzem 8000 litros de vinho das castas Touriga Nacional, Aragonez, Syrah. Localizada na freguesia de Silves, no Sítio da Venda Nova, a uma cota de altitude de 60 metros, com predominância de ventos norte, favoráveis a vinhos mais frescos, a Quinta do Barradas realiza manualmente todo o trabalho na vinha.
Luís Pequeno, seu proprietário, começou a plantar em 2006, com as castas Touriga-Nacional, Syrah e Aragonez, tendo feito a primeira vindima quatro anos depois e não tendo parado desde então.
A Quinta do Barradas também dispõe de um restaurante, onde é possível degustar a comida acompanhada pelos vinhos produzidos na propriedade.
O Jazz nas Adegas é organizado pela Câmara Municipal de Silves e integra a programação cultural 365 Algarve, contando com produção artística do Ginásio Clube de Faro e sessões agendadas até maio.
Segundo adianta nota do Município, trata-se de uma iniciativa que pretende dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, juntando o vinho, o seu produtor e a música, numa "experiência única" onde o público, assiste a um concerto de Jazz.
Os ingressos têm um custo associado de 12 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
Os bilhetes já estão à venda.
O percurso musical de Rui Caetano iniciou-se em 1998 quando decide dedicar-se exclusivamente ao estudo do piano e do jazz e viaja para Nova Iorque onde se licencia no curso de Jazz e Música Contemporânea pela New School University. Ainda em Nova Iorque tem oportunidade de estudar e tocar com alguns dos melhores músicos da atualidade.
Em 2002 ingressa como professor na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal) em Lisboa, desenvolvendo paralelamente projetos musicais no âmbito do jazz e da música contemporânea. Cria em 2005 o Rui Caetano Trio onde apresenta as suas composições originais numa representação pura do seu percurso na música e das suas influências.
Composição do grupo: Rui Caetano (Piano), Hugo Antunes (Contrabaixo) e Joel Silva (Bateria).