Começou por ser o seu projeto de Bacharelato na Escola Superior de Música de Zürich (ZHdK), e na altura foi eleito como o "Best of Swiss Jazz Bachelor 2012".
Dois anos mais tarde voltou a ser avaliado com a nota máxima no concerto final do Master.
Segundo explica comunicado da Re-Criativa 14, "estilísticamente é uma música composta por excertos claramente estruturados e orquestrados, nos quais predomina a combinação entre ritmos complexos e harmonias latas, misturados com momentos de improvisação".
Com essa música gravou o seu CD de estreia "Störfaktor" com o qual se apresentou em vários palcos suíços, entre eles o reputado Moods em Zürich ou o Bird's Eye em Basel. Após uma tour por Portugal em 2017, com paragens, entre outros locais, no Hot Clube e no Salão Brasil, Leon decidiu voltar a viver em Portugal e reconstituiu o seu grupo com músicos portugueses que o vão acompanhar neste concerto que se realiza nas vésperas da gravação do seu novo CD.
Em palco vão estar, para além de Leon Baldesberger no trompete e composição, Miguel Martins na guitarra, Alexandre Dahmen no piano, Luís Henrique no baixo e João Melro na bateria.
É já no dia 5 de Outubro às 21h30 na Re-Criativa República 14 em Olhão.