Família

Truques para aproximar pais e filhos

 
Ter uma relação saudável, divertida e duradoura com os filhos é o desejo de todos os pais e mães, no entanto, nem sempre a criatividade joga a favor dos adultos que, cada vez com menos tempo, acabam por se preocupar muito mais com as regras e cada vez menos com o afeto e com o tempo de qualidade entre pais e filhos.

Os pais mais criativos, certamente que encontram sempre uma boa ideia para fazer algo em conjunto com os filhos, para quem tem mais dificuldades em se libertar, deixamos aqui algumas ideias que podem ajudar nessa riquíssima tarefa de aproximação entre pais e filhos.
 
É importante ter em conta que, os mais novos adoram estar com os pais, brincar com eles, mostrar-lhes as suas habilidades e capacidades, pelo que, atividades em família não só melhoram o vinculo entre pais e filhos como serão uma memória que os mais novos terão sempre prazer em recordar. Assim, inscreva-se numa atividade onde possa realizar algum tipo de atividade com o seu filho. Aulas de natação, participe na hora do conto numa biblioteca, ou procure algo que realmente os preencha e onde possam aprender em conjunto nem que seja uma vez por semana.
 
Nos tempos livres podem sempre optar por fazer algo diferente em casa ou fora de portas. Se optarem pela primeira opção, podem fazer um bolo, uma sobremesa, arrumar o quarto em conjunto, brincar numa qualquer divisão da casa com ou sem brinquedos, já que, muitas vezes, os objetos do lar podem dar uma ajuda preciosa na criatividade.
 
Quando tiverem tempo, não percam a oportunidade de dar um passeio pelo campo, pela cidade ou à beira-mar, jogar futebol num recinto público destinado ao efeito e onde possam estar juntos, andar de bicicleta e, é tão importante ensinar os mais novos a praticar esta modalidade que parece estar em desuso. Percorra uma pista de ciclistas num local seguro e permita que o seu filho aprenda a contactar com essa realidade em família. Não se esqueça também de dar uma volta pelo jardim, apanhar um pouco de ar livre em conjunto, onde podem aproveitar para conversar livremente sobre qualquer assunto. Estes momentos são muito importantes, pois para além de reforçarem os laços entre pais e filhos, são uma oportunidade para se conhecerem melhor, existe um espírito de aventura e um novo desafio em cada iniciativa, além de que, os mais novos adoram essa proximidade com os pais.
 
Muitos pais pensam que por não terem muito dinheiro que não podem realizar atividades com os filhos, mas isso não é verdade, pois qualquer uma destas sugestões, a que se podem acrescentar outras, não têm grandes encargos. Mesmo num jardim público é possível desfrutar de bons momentos, seja no parque infantil, seja num parque de merendas onde se pode fazer um piquenique. Também em casa se pode improvisar uma tenda com almofadas e lençóis, deixando para trás as arrumações e transformando a sala numa tenda de campismo por um dia!
 
Outra coisa que as crianças gostam muito é de ter alguns momentos sem regras. Eles sabem como e quando se deve fazer o correto e gostam quando os pais lhes dão liberdade para não terem de cumprir algo. Esta brincadeira ajuda muito a construir a flexibilidade nos nossos filhos, já que lhes mostra que não tem de ser tudo linear e de uma única forma.
 
Sempre que possível leia uma história com o seu filho. Quando ele já souber ler dividam a tarefa fazendo percorrer o livro pelos pais e por ele. Procurem fazer a encenação da história e, acima de tudo, estar em liberdade para desfrutar do momento em conjunto. Reforça-se este ponto uma vez que, o tempo que dedicamos aos nossos filhos deve ser um prazer para todos, razão pela qual as atividades se devem enquadrar, o mais possível, nos gostos de todos. Aproveitem para registar esses momentos em fotos ou em vídeos, pois será uma delícia recordar essas situações um dia mais tarde. Não se esqueçam de se abraçar e beijar sempre que esse desejo vos surgir, pois também é muito importante e estimulante para todos essa componente afetiva, sem esquecer que o toque aproxima as pessoas de forma muito positiva e, no caso das crianças, até lhes facilita a aprendizagem.
 
Fátima Fernandes