Sociedade

Tuna Universitária Afonsina de Loulé perpetuada em rua da cidade

 
No próximo domingo, pelas 10h30, vai ter lugar o descerramento de uma placa toponímica na cidade de Loulé com o nome “Travessa Tualle”, em homenagem à Tuna Universitária Afonsina de Loulé.

 
No dia em que esta Tuna assinala 20 anos de existência, o seu nome passará assim a figurar na toponímia de Loulé, numa artéria que se inicia na Praça da República e termina na Rua Dª Filipa de Vilhena, "mesmo no coração do fervilhar da vida universitária nas duas décadas em que as capas académicas coloriam as ruas da cidade", assinala a autarquia em nota enviada à imprensa.
 
A Câmara Municipal de Loulé considera que a memória do ensino universitário em Loulé deve ser preservada, uma vez que o Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016) deu uma nova vida à cidade, tendo formado alguns milhares de alunos e permitido criar novas dinâmicas urbanas. 
 
«Com o encerramento desta instituição universitária encerra-se um período de conhecimento na cidade, sendo a sua tuna universitária um feliz garante dessa memória académica», consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé que pretendem, passados três anos do encerramento daquela instituição universitária, homenagear a sua Tuna.
 
Refira-se que, também no âmbito das celebrações do 20º aniversário da TUALLE, o Cine-Teatro Louletano recebe neste sábado, 30 de novembro, pelas 21h30, um espetáculo comemorativo de música.
 
A Tuna Universitária Afonsina de Loulé continua a representar o extinto Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016). Foi fundada a 1 de dezembro de 1999, num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé - Café Calcinha – ,por cinco estudantes do Instituto. Desde aí a Tuna tem tido várias atuações pelas diversas regiões de Portugal, desde Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Promove também há já alguns anos o Festival FITUALLE.