Segundo a entidade, "apesar de ligeiras quebras face ao mesmo mês de 2024 (-1,7% em hóspedes e -2,2% em dormidas), explicadas sobretudo pela redução da procura internacional", o mercado interno manteve a trajetória de crescimento, sustentando a atividade turística no final da época alta, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os proveitos globais atingiram 232,3 milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 4,4%. A estada média fixou-se em 3,98 noites, a segunda mais elevada do país, logo após a Madeira. O ADR (rendimento médio por quarto ocupado) ascendeu a 151,90 euros (+5,9%), também o segundo valor mais alto entre as regiões, apenas superado por Lisboa, enquanto a taxa de ocupação-quarto se situou em 72,8% (-1,3 p.p.).
As variações observadas em setembro não tiveram impacto significativo nos resultados do trimestre de verão (julho a setembro), cujo balanço global se manteve positivo na maioria dos indicadores face ao mesmo período de 2024.
No acumulado do trimestre, o número de hóspedes aumentou +1,7%, com crescimentos tanto entre residentes (+3,3%) como não residentes (+1,0%). As dormidas registaram uma subida de +0,4%, impulsionadas pelo mercado interno (+3,0%), que compensou a ligeira quebra dos estrangeiros (-0,7%).
A estada média fixou-se em 4,17 noites (-1,3% face ao trimestre homólogo), e a taxa de ocupação-quarto situou-se nos 75,8% (-0,8 p.p.). A RTA sublinha que, apesar destes ajustamentos, o trimestre evidenciou "uma evolução muito positiva nos proveitos", que cresceram +6,6%, acompanhados por um aumento "expressivo" de +7,1% no ADR, consolidando o bom desempenho económico do destino no pico da época alta.
“Os portugueses continuam a escolher o Algarve como principal destino de férias no verão, e isso é motivo de grande satisfação”, sublinha André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. “Num contexto internacional mais desafiante, o turismo nacional voltou a afirmar-se como pilar essencial do setor, garantindo resultados positivos e contribuindo de forma decisiva para o bom desempenho da região e para o equilíbrio da atividade ao longo do trimestre.”