O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, e a presidente da Associação Geoparque Algarvensis, Rosa Palma, assinam esta sexta-feira, 13 de setembro, um protocolo de cooperação para promover iniciativas conjuntas na área do Turismo.
A cerimónia terá lugar na sede do parque geológico, em Loulé, no âmbito de um programa que inclui reuniões técnicas e visitas a locais emblemáticos no território do aspirante Geoparque Algarvensis, abrangendo os municípios de Loulé, Silves e Albufeira. Estes municípios, em parceria com a Universidade do Algarve, integram a Associação Geoparque Algarvensis, responsável pela candidatura do território a Geoparque Mundial da UNESCO.
O território é reconhecido pelo seu património geológico único, com mais de 350 milhões de anos, anterior ao aparecimento dos dinossauros, «além de um rico património natural, biodiversidade, património arqueológico, gastronómico, cultural e social, que se complementam e enriquecem mutuamente entre os três municípios», destaca o Turismo do Algarve em comunicado.
A assinatura deste protocolo reflete o reconhecimento, por parte do Turismo do Algarve, «da importância deste valioso património como alicerce fundamental para a valorização e diversificação da atividade turística na região», conclui o comunicado divulgado.