A dieta mediterrânica, registada na lista de património da UNESCO desde 2013, é o tema do novo passatempo fotográfico lançado pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve. Os amantes da fotografia têm até ao fim do mês para participar.
Depois de um passatempo dedicado ao património do Algarve, a RTA e a Direção Regional de Cultura voltam a juntar-se para promover o destino turístico em imagens, mudando o tema desta vez para a força da identidade mediterrânica na região.
Segundo a organização pode ser fotografado tudo o que diga respeito a esta dieta e ao estilo de vida que ela representa, que abrange práticas produtivas e extrativas como a agricultura e as pescas, formas de preparação e de consumo dos alimentos, festividades, tradições orais e expressões artísticas.
O passatempo «Raízes mediterrânicas no Algarve - do passado ao presente» começou agora e irá prolongar-se até 29 de agosto. Cada concorrente poderá apresentar três fotografias, que deverão ser acompanhadas pelo preenchimento de um formulário próprio disponível em
www.turismodoalgarve.pt, onde também se encontra o regulamento para consulta.
As imagens a concurso serão carregadas online, na página
www.facebook.com/VisitAlgarve, para que sejam votadas de 08 a 19 de setembro pelos internautas, através da atribuição de "gostos", correspondendo a uma ponderação de 30 por cento sobre o resultado final (os restantes 70 por cento são da responsabilidade de um júri).
Os vencedores serão conhecidos no início de outubro, com duas noites de alojamento para duas pessoas num hotel do grupo Luna Hotels & Resorts, mais um conjunto de três peças do ceramista Jorge Mealha (1.º lugar), duas noites de alojamento para duas pessoas no aldeamento Pedras d'el Rei, a par de um passaporte de entrada gratuita em monumentos do Algarve (2.º lugar), merchandising da marca Algarve e um cheque de oferta de publicações da Direção Regional de Cultura no valor de 25 euros (3.º lugar).
«O passatempo tem o mérito de dar visibilidade à dieta mediterrânica, inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e ao Algarve em simultâneo, já que ele é o cenário obrigatório de todas as fotografias candidatas. Além disso, esta é uma forma de divulgarmos a região: a promoção do destino também deve passar hoje em dia pelas redes sociais, onde temos presença sobretudo através do Twitter e do Facebook», afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
O grupo Luna Hotels & Resorts e o aldeamento turístico Pedras d'el Rei são os parceiros estratégicos da RTA e da Direção Regional de Cultura do Algarve nesta iniciativa.