Sociedade

Turma da Escola Pinheiro e Rosa de Faro vence concurso "Mares Circulares nas Escolas"

 
O "Mares Circulares" é uma iniciativa ibérica lançada em 2018 pela Fundação Coca-Cola, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, que incentiva a economia circular, a sensibilização e formação ambiental para a gestão de resíduos e a promoção da cidadania ativa ao nível do voluntariado.

Os três principais objetivos passam pela limpeza de resíduos da área costeira, fundo marinhos e ambientes aquáticos. A iniciativa conta com várias entidades parceiras, sendo a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) a entidade que coordena a sua implementação em Portugal.
 
No âmbito do concurso, a LPN promoveu, durante o ano letivo 2020/2021, um desafio a todas as escolas participantes portuguesas, denominado "Concurso Mares Circulares nas Escolas".
 
A turma C, do 10º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa de Faro, sob coordenação da professora Isabel Nascimento aceitou o desafio e apresentou um projeto (vídeo) a concurso sob o tema "Reduz os resíduos, protege o mar, promove a economia circular" tendo ganho o 1º prémio, na categoria de escolas do ensino secundário/ensino profissional. 
 
O vídeo tem como objetivos promover a redução do lixo marinho e incentivar a economia circular na sociedade, com vista à redução de resíduos. No âmbito do projeto, a turma realizou ainda uma ação de limpeza na praia de Faro, no dia 12 de maio. 
 
Vídeo: