Sociedade

Turma da Escola Secundária de Vila Real de Santo António “abriu guerra” às beatas

 
 
 
Alunos da turma F do 12º ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, concluíram, no passado dia 5 de junho, um projeto de sensibilização e combate contra o envio de beatas de cigarros para o chão.

Orientados pelo diretor de turma e professor, Rui Marques, o projeto que teve início no ano letivo de 2019/2020, levou os alunos a iniciarem uma campanha de sensibilização para a poluição provocada pelas beatas dos cigarros, no âmbito da flexibilização entre as disciplinas de educação física, psicologia B e sociologia.
 
Ao longo deste período, os alunos fizeram recolhas de beatas pelo município, mostraram cartazes de sensibilização à população, distribuíram panfletos informativos, assim como um vídeo e música a alertar para os riscos desta prática.
 
A turma do 12ºF também criou beateiras a partir de material reciclável, que foram posteriormente colocadas no passadiço da Praia de Monte Gordo, em colaboração com o município de Vila Real de Santo António, representado pela vereadora da educação, Carla Sabino, pela engenheira do ambiente, Vanda Palma, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, Ricardo Catarino.
 
Segundo os responsáveis pelo projeto, o objetivo visou "alterar um comportamento recorrente da sociedade, numa tentativa de combater um dos principais focos de poluição que se faz sentir por todo o mundo, salvaguardando o ambiente e dando um pequeno mas sustentável contributo para um município e um mundo mais ‘verde’".