A UAE Team Emirates-XRG dominou 2025 com um total de 95 vitórias e vai já para a 13.ª participação na prova algarvia, contando com uma vitória na geral. Aconteceu em 2019, através de Tadej Pogačar, que começou por conquistar a sua primeira vitória profissional na segunda etapa da prova e concluiu com a conquista da camisola amarela.
Para a história ficam igualmente o terceiro lugar de Rui Costa (2014) e os segundos lugares de Brandon McNulty (2022) e João Almeida (2025). O Bota Lume, de resto, ficou muito perto de vencer a corrida na última edição, tendo terminado a apenas 15 segundos de Jonas Vingegaard na classificação final. Ao sucesso na geral, somam-se quatro vitórias em etapas: Alberto Loddo (2003), Sacha Modolo (2014), o já referido Tadej Pogačar (2019) e, mais recentemente, Jan Christen (2024).
Na equipa dos Emirados Árabes Unidos constam quatro nomes portugueses bem conhecidos do público nacional e internacional: António Morgado, João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.
Em 2026, de acordo com os calendários anunciados no início dos trabalhos para a nova temporada, todos vão estar presentes no Algarve, adianta a FPC.
A próxima edição da Volta ao Algarve terá lugar entre 18 e 22 de fevereiro e voltará a trazer até às estradas algarvias os melhores ciclistas do Mundo. Em breve serão confirmadas as restantes equipas e o percurso completo da competição.