Sociedade

Ualg abre candidaturas para doutoramento em “Investigação Clínica e Medicina Translacional”

A Universidade do Algarve vai abrir o seu primeiro doutoramento na área da Medicina, passando a ministrar já neste ano letivo o programa doutoral em investigação clínica e medicina translacional. O período de candidaturas decorre até 20 de novembro.

PUB
Segundo comunicado da Ualg, o doutoramento em investigação clínica e medicina translacional «pretende fornecer formação interdisciplinar, metodologicamente detalhada, que capacite os estudantes para a compreensão das questões científicas, éticas e regulamentares associadas à investigação clínica», além de «contribuir para colocar Portugal na esfera de países de referência no desenvolvimento em estudos clínicos, o desenvolvimento do Algarve, especificamente no que concerne à especialização de profissionais de saúde, passando também a dotar a região de uma oferta científica de proximidade e de elevada qualidade», realça.
 
Ao mesmo tempo, este doutoramento, ajuda a promover a articulação entre profissionais especializados em áreas básicas e profissionais de áreas clínicas, em projetos de investigação conjuntos, no domínio da medicina translacional, lê-se no mesmo comunicado.
 
Podem candidatar-se os titulares do grau de mestre na área das ciências da saúde; os titulares do grau de mestre ou de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
 
Para o Conselho Científico deste doutoramento, composto por Ana Moita de Macedo, Isabel Palmeirim e Pedro Castelo Branco, docentes da Faculdade de Medicina da UAlg, "esta acreditação é o reconhecimento de um percurso marcado pela qualidade e pela inovação na área do ensino-aprendizagem da medicina e ciências da saúde."