A Universidade do Algarve tem aberto novo concurso para contratar mais 22 investigadores doutorados ao abrigo da lei do emprego científico (Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho).
Segundo a Ualg encontra-se já aberto, edital publicado em Diário da república a 23 de agosto, o segundo procedimento, através de concurso internacional para o preenchimento de 22 lugares de investigadores doutorados.
Em comunicado a Universidade algarvia, recorda que o primeiro procedimento concursal foi aberto a 14 de maio e abrangeu 28 investigadores doutorados, tendo sido a UAlg uma das primeiras instituições a promover o emprego científico através deste concurso internacional, cujos contratos serão assinados em breve.
No contexto nacional, e de acordo com o Observatório de Emprego Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade do Algarve é assim uma das oito instituições de ensino superior que apresenta uma taxa de execução de 100% na abertura destes concursos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Nesta nova fase, os lugares são abertos no âmbito dos Centros de investigação da Universidade do Algarve nomeadamente, o Centro de Investigação em Biomedicina, o Centro de Ciências do Mar do Algarve, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental, o Centro de Investigação em Química Ambiental, o Centro Interdisciplinar Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano e o Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações.
Os concursos abrangem diferentes áreas científicas, como as Ciências do Mar, as Ciências Biológicas, Biotecnologia, as Geociências, Biomedicina, a Arqueologia, as Artes, a Sociologia, entre outros.