Estudantes do Nepal, Palau ou Uganda estão a chegar a Faro para se começarem a integrar na Universidade do Algarve e já aprenderam que a região também tem montanha e que os algarvios são mais escuros por razões antropológicas.
Até agora, chegaram para a “Orientation Week”, uma semana de integração dos alunos em intercâmbios na universidade e região do Algarve, cerca de "200 alunos e vão continuar a chegar até outubro para o primeiro semestre”, disse hoje à Lusa Teresa Borges, pró-reitora da Universidade do Algarve (UAlg) para as relações internacionais e mobilidade, adiantando que se prevê que a UAlg receba este ano letivo "cerca de 500 estudantes internacionais", ou seja, mais meia centena do que no ano letivo anterior.
Segundo Teresa Borges, chegaram este ano, pela primeira vez, à Universidade do Algarve alunos do Palau, Arménia, Uganda, Congo e Palestina.
Há também estudantes do Nepal, alguns deles que nunca viram o mar, que vêm, principalmente, para tirar mestrados subsidiados pela União Europeia sobre análises químicas em laboratórios.
Biodiversidade e Conservação Marinha, eco hidrologia e enfermagem de emergência são outras áreas requisitadas pelos estudantes internacionais.
A Universidade do Algarve tem a decorrer uma semana especial, a “Orientation Week”, cujo objetivo é “ajudar os estudantes a integrarem-se na Universidade do Algarve, mas também na sociedade local e com o idioma”, explicou Teresa Borges.
Na primeira sessão de boas-vindas mostrou-se uma imagem do Algarve do ponto de vista histórico e antropológico, explicando as origens ancestrais dos algarvios, tendo como características físicas o facto de serem mais “escuros”.
Foram revelados alguns dos estereótipos atuais da população algarvia como o ser “preguiçoso”, “muito aberto” e “muito acolhedor” e foi também passada a informação aos estudantes estrangeiros que o Algarve não é só “sol e praia”, havendo além da costa marítima, o barrocal algarvio e a montanha.
Durante a “Orientation Week”, os estudantes em programas de mobilidade e intercâmbios vão ter oportunidade de dar passeios de barco pela Ria Formosa, conhecer a cidade velha de Faro e deslocarem-se a Olhão.
No próximo dia 27 de setembro vai haver o “Internacional Day”, altura para o alunos estrangeiros que estão na UAlg apresentarem os seus países e a sua língua à região.
Este ano há alunos entre 53 a 54 nacionalidades diferentes a estudar na UAlg.
Algarve Primeiro:Lusa