Economia

Ualg apresenta resultados de estudo feito em Lagos sobre "turismo acessível e inclusivo"

 
A Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) e do Instituto Superior de Engenharia (ISE) acolheu a Escola de Verão - Turismo Acessível e Inclusivo, tendo considerado a cidade de Lagos como caso de estudo.

O município de Lagos apoiou este trabalho de investigação, sendo igualmente parceiro do Projeto Sustowns de promoção do turismo sustentável, financiado pelo Interreg-Med.
 
Em nota de impresa, a autarquia de Lagos acrescenta que treze jovens investigadores desenvolveram trabalho científico de campo e de análise do edificado, com elementos notáveis de arquitetura popular na cidade de Lagos, de avaliação e proposta de rotas culturais, do potencial de Birdwatching e Bird by Ear na cidade, do estudo sobre turismo de proximidade, entre outros temas. Através desta ação «pretendia-se capacitar os estudantes para considerarem o turismo acessível e inclusivo transversalmente às suas atividades profissionais», sublinha a mesma fonte.
 
A autarquia anota também que, este plano de formação atendeu à Estratégia Turismo 2027 e em particular ao eixo Valorizar o Território e as Comunidades, que promove a regeneração urbana das cidades e regiões e o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios, difundindo a necessidade de se desencadearem operações de regeneração urbana de centros históricos/urbanos, a preservação da autenticidade e a promoção de um turismo acessível nas cidades.
 
A valorização do espaço público e a eliminação de barreiras físicas, a promoção da mobilidade sustentável e a melhoria das condições de visita e usufruto das cidades, a promoção do comércio tradicional e das suas lojas com história ou ainda a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, incluindo o apoio à reabilitação de espaços e equipamentos comunitários, estão entre os principais objetivos deste projeto, completou.
 
Os resultados desta aprendizagem vão ser apresentados num seminário inserido no ciclo de conferencias em turismo acessível a realizar em 9 de novembro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, no Complexo Pedagógico (Auditório 1.5), com início às 14h00. Temáticas como "Turismo de Proximidade na cidade de Lagos", "Birdwatching ou Bird by Ear – Turismo acessível e inclusivo em Lagos", ou "Arquitetura Popular em Lagos" serão alguns dos pontos-chave em destaque.
 
A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição através do email: cinturs@ualg.pt  ou do telefone: 289 800 900 (ext. 7773).