O Senado Académico da Universidade do Algarve (UAlg) reunido ontem, aprovou a proposta de atribuição do grau de “Doutor Honoris causa” a António Sampaio da Nóvoa, ex-Reitor da Universidade de Lisboa (UL).
Esta proposta foi apresentada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Socias (FCHS), num processo que se iniciou em outubro de 2014 e que culminou ontem, com a sua aprovação em Senado Académico. A data da cerimónia de outorga do grau honorífico será anunciada, em breve, pelo Reitor da Universidade do Algarve, António Branco.
O parecer que fundamentou a proposta de atribuição deste grau refere-se a Sampaio da Nóvoa como “um dos académicos portugueses que mais se tem destacado nos últimos anos, em particular, por ter exercido funções de Reitor da Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2013, tendo sido responsável pela fusão desta instituição com a Universidade Técnica de Lisboa, tornando-a na maior universidade portuguesa”.
António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa doutorou-se, em 1986, em Ciências da Educação (História da Educação) pela Universidade de Genève e, em 2006, em História (História Moderna e Contemporânea) pela Universidade de Paris IV – Sorbonne. Consultor do Presidente da República para a Educação, entre 1996 e 1999, tem uma vasta obra científica e várias colaborações com universidades europeias e norte americanas.
Foi agraciado com diversos prémios e distinções, com destaque para a Ordem do Rio Branco, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, e a Grã-Cruz da ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República portuguesa, em 2005. Mais recentemente (2014) foi o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra, “pela sua notável carreira e trabalho desenvolvido na área da Educação”.
Atualmente, encontra-se numa missão internacional da UNESCO junto do Governo brasileiro e é Professor Visitante da Universidade de Brasília.