Teve lugar no passado dia 5 de Outubro, a celebração do Dia do Educador Social em Faro.
No âmbito da comemoração da efeméride, organizada pelo Grupo de Práticas do Núcleo Paulo Freire da Universidade do Algarve, o evento reuniu um conjunto de actividades no Club Farense que apoiou a iniciativa.
Num período que decorreu entre as 17 e as 19horas, alunos e professores discutiram a acção do Educador Social num ambiente aberto à comunidade.
Na posição de oradores, foram convidados, o Diretor de curso Joaquim Arco; António Fragoso Diretor de Mestrado e o Professor José Alberto Gonçalves.
O evento também contou com o som e o brilho de músicos convidados que contribuíram para engrandecer o momento.
Os presentes foram brindados com Música morna (Eliseu); música tradicional popular (Luís Valente); música clássica (Raquel Correia).
As atividades que marcaram as comemorações do Dia do Educador Social foram: 17 h abertura - Educação Social: o quê e para quê... / 18h - Como eu li "A pedagogia da Esperança" de Paulo Freire / 18:45h - momento musical: Eliseu; Luís Valente; Raquel Correia.
Ao Algarve Primeiro, o Grupo de Práticas do Núcleo Paulo Freire, não deixou passar ao lado a importância de celebrar este dia e de reforçar os princípios de acção do Educador Social.
Para estas alunas (Isabel, Sílvia e Vânia) do curso de Educação Social na Universidade do Algarve, «Educador Social é o Agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativas, visando a educação e a integração.
Ao comemorarmos o do dia Internacional do Educador Social temos de acreditar que a mudança é possível mas, para tal será importante o compromisso do educador social com a mudança, participando... como pode e sabe».