O Laboratório EduNet foi inaugurado, ontem no Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve.
Trata-se de um novo espaço, direcionado para as áreas das engenharias Eletrotécnica, Robótica, Energia e Automação, e resulta de um protocolo estabelecido entre a UAlg e a Phoenix Contact com vista à partilha de conhecimentos e tecnologias.
Este evento contou com a presença do vice-reitor da UAlg, Paulo Águas, e do diretor geral da Phoenix Contact, Michel Batista.
O projeto EduNet é uma rede internacional de educação e networking, onde a Phoenix Contact promove o intercâmbio e a cooperação entre as universidades e a indústria na área da automação.
Os projetos desenvolvidos em conjunto no laboratório EduNet ajudam os alunos a integrarem-se no mundo profissional e incentivam ainda a partilha de conhecimentos entre os utilizadores e os fabricantes.
A Phoenix Contact é uma multinacional alemã que está presente em 55 países. No entender de Michel Batista, “este protocolo EduNet pretende aproximar o tecido empresarial local e a comunidade académica e dar a oportunidade aos alunos e professores de terem acesso a tecnologias inovadoras à escala mundial”. No que diz respeito à investigação, o diretor geral em Portugal pretende que, “através desta aproximação entre a Universidade e o tecido empresarial se desenvolvam soluções inovadores requeridas pelo tecido industrial nacional”.
Na perspetiva do vice-reitor da UAlg, Paulo Águas, “esta parceria permitirá tornar o ensino mais atrativo e utilizar tecnologia de ponta na área das engenharias, o que, por sua vez, contribuirá para formar técnicos mais bem preparados”.
Algarve Primeiro