Sociedade

UAlg disponibiliza consultas de Medicina Geral e Familiar a todos os estudantes

Foto - Depositphotos  
A Universidade do Algarve, disponibiliza atendimento médico confidencial e personalizado a toda a comunidade académica, em diversas especialidades. A partir de outubro, além de ver reforçada a oferta já existente, a universidade informa numa publicação, que passa a disponibilizar consultas de Medicina Geral e Familiar para todos os estudantes.

PUB

Além deste tipo de consultas, a UAlg adianta que disponibiliza várias valências para o atendimento à comunidade académica, nomeadamente consultas de Psicologia Clínica, aconselhamento nutricional, e consulta de higiene do sono.

Segundo Jorge Malveiro, coordenador dos Serviços de Saúde da UAlg, “fruto da iniciativa de dois proponentes (Jorge Malveiro e Kátia Tavares), a retoma de consultas de Medicina Geral e Familiar (MGF) aos estudantes, deve-se ao projeto mais votado no âmbito do Orçamento Participativo da UAlg, sob o lema ‘+ Saúde Onde é Bom Viver’". 

"Dadas as particularidades geográficas de origem de uma parte substancial da comunidade académica e as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde primários, somente no que concerne à consulta de MGF os Serviços de Saúde da UAlg darão prioridade ao atendimento de estudantes, nacionais e internacionais, sem médico de família”, explica Jorge Malveiro. Contudo, refere, “pela aplicação do princípio de equidade, isto não significa que haja recusas aos demais utentes; tão somente que todos os pedidos, aquando do agendamento para a valência MGF, serão sujeitos a critérios administrativos de seleção e ordenamento”, explica.

De acordo com a UAlg, tal como a valência de Psicologia Clínica, cujas consultas presenciais e online tiveram um crescimento muito significativo durante e após o período pandémico - 765 atendimentos em 2019; 1.588 em 2021; 1.747 em 2022; 1.741 em 2023; e 2.004 atendimentos em 2024 - também os pedidos para a consulta de MGF têm sido recorrentes desde o encerramento desta especialidade, motivado pelas contingências da pandemia de COVID-19.

Mais informações aqui