Sociedade

UALG e Município de Lagoa entregam prémios Milage Aprender+ Matemática 2019/2020

No âmbito do Plano de Inovação e Promoção do Sucesso Escolar, os prémios Milage Aprender+ Matemática 2019/2020 foram entregues no Agrupamento de Escolas Rio Arade e no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, numa parceria entre a Universidade do Algarve e o Município de Lagoa.

PUB
Em comunicado, a Universidade do Algarve avança que, no Agrupamento de Escolas Rio Arade, o 1º classificado, com 6.674 pontos, foi o aluno Francisco Pereira, que ganhou um tablet iPad da marca Apple. O 2º classificado, com 4.736 pontos, foi a aluna Alana Lyra, que ganhou um tablet Samsung. O 3º classificado, com 4.388 pontos, foi o aluno Filipe Barradas, que ganhou um tablet Lenovo. Os alunos premiados frequentaram no ano letivo 2019/2020 o 5.º ano com a professora de matemática Ascensão André, na Escola EB23 João Cónim.
 
No Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, o 1º classificado, com 3.106 pontos, foi o aluno Francisco Alberto, que ganhou um tablet iPad da marca Apple. O 2º classificado, com 3.044 pontos, foi o aluno João Lamy, que ganhou um tablet Samsung. O 3º classificado, com 3.002 pontos, foi o aluno Bruno Silva, que ganhou um tablet Lenovo. Os alunos premiados frequentaram no ano letivo 2019/2020 o 8.º ano com o professor de matemática Daniel Moreira, na Escola EB23 Jacinto Correia.
 
Segundo a UALG, na entrega de prémios estiveram presentes a professora Ana Martins, vereadora da educação da Câmara Municipal de Lagoa, o professor Mauro Figueiredo, coordenador da plataforma Milage Aprender+ da Universidade do Algarve, Luís Varela, diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade, e Emília Vicente, diretora do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira.
 
Refere a mesma publicação que, este prémio visa potenciar a aprendizagem móvel com recurso aos smartphones ou tablets, para melhorar o desempenho de todos os alunos e reconhecer os alunos do ensino básico e secundário que ao resolverem problemas de matemática ficam melhor classificados.
 
A mesma fonte sublinha ainda que, a plataforma Milage Aprender+© implementa um modelo pedagógico inovador de aprendizagem, num ambiente gamificado, com vídeos educacionais e com um esquema de autoavaliação e de avaliação por pares que promove a reflexão e estimula uma aprendizagem ativa centrada nos alunos, reconhecendo a importância da atividade que o aluno realiza e da reflexão que sobre ela efetua, do papel do professor na definição de estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas, e do uso da tecnologia de uma forma "crítica e inteligente".
 
No mesmo documento, a UALG lembra que, o desenvolvimento da plataforma Milage Aprender+ é apoiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, projetos Learn+ e Incollab.