No próximo dia 6 de junho, pelas 10h00, diversos setores da sociedade vão reunir-se no Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, para debater a crise do plástico e lançar duas iniciativas para um "Algarve +saudável, com -plástico".
O evento inicia-se com o lançamento oficial da Campanha "Plásticos à vista - Livre-se dessa espécie", uma iniciativa da DECO-Algarve com o objetivo de sensibilizar o consumidor para a redução do consumo de plástico.
Às 10h30, os plásticos marinhos no Algarve vão ser discutidos por representantes de diversos setores da sociedade: Adelino Canário (diretor do Centro de Ciências do Mar- CMAR); Carolina Gouveia, representante da DECO; um aluno do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira; Paulo Gouveia da Costa, presidente da Conselho de Administração da FAGAR (a confirmar); João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve; José Pacheco; diretor regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve; Jorge Botelho, presidente da AMAL (a confirmar); e Alexandra Teodósio, vice-reitora da UAlg.
Às 12h15, no Átrio do Grande Auditório, será inaugurada a exposição "Plástico à vista!", uma interpretação artística sobre a crise do plástico, desenvolvida pelos alunos do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.
Segundo a organização do evento "a crise do plástico é um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta atualmente, com efeitos avassaladores sobre o Oceano".
Sabe-se que o plástico prejudica o ambiente e que assume uma dimensão global assustadora, estando na base do estilo de vida e hábitos de consumo da sociedade. "Como é que podemos lidar com este problema?" O principal objetivo desta iniciativa, organizada pela UAlg, CMAR e Deco - Algarve, é discutir esta problemática e possibilitar a troca de ideias entre todos os participantes.