Sociedade

UAlg estabelece parceria com a Oxford Mindfulness Foundation

 
A Universidade do Algarve e a Oxford Mindfulness Foundation (OMF) estabeleceram recentemente uma parceria que permitirá à academia algarvia ser a primeira universidade em Portugal a mediar a realização de um curso de “Mindfulness for Life”.

O curso está a ser conduzido por Marion Furr, professora da OMF, entre janeiro e março, tendo a duração de oito semanas. Habilitar os participantes para a frequência do curso “12 Month Foundational Teacher Training”, promovido pela OMF, com o qual será obtido um certificado de formador em Mindfulness (“Trained Teacher Certificate”), é o propósito da iniciativa.
 
Segundo a Ualg, esta parceria visa promover a investigação e a educação no âmbito do mindfulness em Portugal, através da OMF, instituição líder mundial em mindfulness.
 
No mesmo sentido foi estabelecido um protocolo entre a UAlg e a “Conhecer-Se – Associação de Crescimento Pessoal”, com base no qual foi organizado recentemente um “Retiro de Silêncio” de seis dias com o facilitador Karunavira, da Universidade de Bangor.
 
Foi também proposta na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, pelos docentes Saúl de Jesus e Cláudia Carmo, a unidade curricular “Educação Positiva e Mindfulness”, a ser lecionada a partir do próximo ano letivo aos vários cursos de mestrado no âmbito da Psicologia e das Ciências da Educação, conclui a mesma fonte.