No âmbito do Seminário Internacional de Mentoria (SIM), que se realizou no dia 26 de março, de forma remota, foi formalizada a adesão à Rede de Mentoria no Ensino Superior por parte de várias instituições, entre as quais a Universidade do Algarve (Ualg).
Em nota emitida esta segunda-feira, a Ualg refere que a Rede, constituída por 11 instituições, assume como missão "o fortalecimento de laços de cooperação, de diálogo e de partilha de experiências suscetíveis de influenciar processos participados e solidários de integração e vivência no Ensino Superior".
O vice-reitor Saúl de Jesus que participou nesta sessão, apresentou o "Programa de Mentoria por Pares", explicitando algumas experiências já realizadas e as que se pretendem desenvolver neste âmbito, de acordo com os "Princípios orientadores do Programa de Mentoria por Pares da Universidade do Algarve".
Este programa, que tem vindo a ser realizado na UAlg desde o ano letivo de 2015-16, consiste na atribuição de um mentor ao estudante que assim o deseje, através de um processo de candidatura e seleção, de modo a promover e apoiar a sua integração na UAlg e o seu sucesso académico.