O estudo apresentado é a base da recém-lançada obra digital «A Educação em Exame»
No âmbito do Mês da Educação & da Ciência, a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta a conferência “Porque melhoraram os resultados dos alunos Portugueses?», amanhã, 25 de outubro às 14h30, em Faro, no Grande Auditório da Ualg em Gambelas.
Nos últimos anos, o país recebeu boas noticias no setor da educação: os resultados dos alunos portugueses em testes internacionais melhoraram, designadamente nos testes PISA.
Na conferência de amanhã, os autores do projecto aQeduto (Avaliação, Qualidade e Equidade em Educação) apresentam uma análise da evolução do perfil dos alunos e do seu desempenho e serão debatidas as razões do sucesso, com a colaboração de Manuel Célio Conceição.
Este tema serve de base a uma obra digital inédita, «A Educação em exame», que acaba de ser lançada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em parceria com o Conselho Nacional de Educação e o Expresso. Esta obra, que oferece um panorama sobre o sistema educativo português, reúne num único site, a maior análise à evolução dos resultados dos alunos portugueses nestes testes internacionais, explicando os factores que contribuíram para este sucesso ou dando a possibilidade de comparar a posição de Portugal com outros países
Para refletir sobre estas e outras questões, a Fundação convidou especialistas nacionais e internacionais que incluem o filósofo Nuccio Ordine, a neurocientista Sarah-Jayne Blakemore, os cientistas portugueses Maria Manuel Mota e Carlos Fiolhais ou ainda o astrofísico e astrónomo Real Sir Martin Rees.