A iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.
A Universidade do Algarve vai organizar, nos dias 13 e 14 de novembro, uma conferência de homenagem ao Professor Mário Ruivo.
Pretende-se, desta forma, evocar o contributo deste biólogo marinho, Doutor honoris causa pela UAlg, para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias marinhas, com impactos notáveis a nível nacional e internacional, diz a Ualg em nota de imprensa.
Adotando um dos lemas do Professor Mário Ruivo, a conferência terá como mote o “Desenvolvimento sustentável dos oceanos: uma utopia útil”.
Além das intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, está prevista a participação de várias individualidades internacionais, que colaboraram com Mário Ruivo, tais como Vladimir Ryabinin (secretário-geral da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, Jean Pierre Levy (ex-diretor de Divisão das Nações Unidas para Assuntos do Oceano e do Direito do Mar), e Patrício Bernal, antigo Secretário Geral do COI da UNESCO.